Buscar
  • Josiane Diniz

Saiba por que o alongamento e massagem não resolve a sua dor nas costas!


Desde que começamos o isolamento social, há mais de 3 meses, inúmeras pessoas se viram, “do dia para a noite” trabalhando em casa. Alguns se estruturaram para isso, enquanto outros, por serem pegos de “surpresa”, conseguiram apenas um cantinho em casa com uma cadeira e mesa para passarem a maior parte do dia!

Isso quando ainda é preciso dividir esse espaço com os filhos, sejam eles pequenos com seus inúmeros brinquedos pelo chão, ou ainda, os que estão também em frente às telas, envoltos em suas aulas online.

Assim, tenho percebido inúmeras pessoas queixando-se de dificuldades de produtividade, muitos fatores para distrair a atenção e ainda, a falta de condições para trabalhar em casa. Salas de jantar viraram escritórios ambulantes e no meio do cansaço, leva o “note” pra cama mesmo, afinal é só uma reunião de 50 minutos!

Fato é que as empresas preocupam-se em disponibilizar postos de trabalho com o mínimo de ergonomia para seus funcionários. Mesas, cadeiras, suportes, etc. Mas nesse momento, em que a sala de jantar virou o escritório, ou seu escritório não está bem preparado para as horas trabalho, as pessoas começaram a queixar de dores na coluna, tensão na região cervical, trapézio, etc.

E o que tem sido feito para melhorar essas dores? Alongamentos? Massagens? Anti-inflamatórios? Pequenas adequações no local de trabalho?

Sim, é preciso adaptar o local do trabalho, fazendo ajustes de altura do computador, cadeira, teclado externo, etc. Alongamentos esporádicos, pressão nos pontos de dor ou mesmo auto-massagens. Tudo isso ajuda sim, mas na verdade não trata a causa dessas “dores da quarentena”.

“Ah sim Josi. Eu já faço isso, mas às vezes as dores aparecem novamente. Eu como fisioterapeuta, oriento fazer uma avaliação a fim de determinar quais estruturas estão sendo colocadas em tensão. Uma dor na região do trapézio ou ombros, pode ser reflexo de tensão e fraqueza de outras estruturas.

A dor que surge após muito tempo sentada não tem a ver apenas com uma cadeira inadequada, é preciso antes de tudo, avaliar a musculatura postural, ver possíveis desvios de tensão e reequilibrar o sistema músculo-esquelético afim de conseguir lidar com essa sobrecarga de trabalho.

Não sei se você sabe, mas a fisioterapia é sim uma atividade essencial e por isso podemos trabalhar nesse momento. A princípio fiquei receosa em retomar os atendimentos, porém recebi inúmeros pedidos de ajuda de pessoas que estavam sofrendo com dores em casa. A pergunta mais frequente era: “E então, o que eu faço Josi?”

Diante disso e com respaldo dos órgãos responsáveis, retomei os atendimentos presenciais no Studio Vita Sani. Tenho tomado todos os cuidados para conseguir atender com segurança: máscara facial, face shield, aparelhos espaçados, limpeza mais assídua, álcool, desinfecção dos aparelhos e uso de capote nos atendimentos que preciso ter contato físico.

E é com alegria que aos poucos vejo meus pacientes retomando suas vidas sem dores! É isso que eu gosto, é isso que me faz sair de casa todos os dias: aliviar a dor e deixar a vida mais leve! Cuide-se e cuide daqueles que você ama!

Nossos atendimentos estão sendo realizados presencial com os cuidados acima e também online, não deixe de agendar o seu!

Grande abraço!

Josi

ah! se você quiser um material para ajudar nesse período de home office, clica nesse link que eu já te mando!

#quarentena #dornascostas #homeoffice #massagem #ventosaterapia #alongamentos #fisioterapia #RPG #reeducaçãoposturalglobal #dor #atividadeessencial

15 visualizações

RPG

Pilates

Personal Cross Training
Musculação Personalizada
Treinamento Funcional
Avaliação Física

 

Unidade - Ouro Preto

 

HiperFit +

LipoFit 100

LifeFit Max

 

Drenagem Linfática Manual

Dry Needling

Liberação Miofascial

Massagem Relaxante

Ventosaterapia

 

Curta nossa página no Facebook e receba várias dicas de saúde

 

Vita Sani Ouro Preto

Rua Monteiro Lobato 280, salas 2-5

(31) 99584-6892