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  • Josiane Diniz

Inverno e atividade física: aliados da saúde


Chegada a “estação do urso”, milhares de pessoas preferem hibernar, ao invés de levantar cedo para praticar atividades físicas. Regados a chocolate quente, caldos, massas e muita sessão de pipoca debaixo das cobertas, além de aumentar o consumo de calorias, chegamos à estação da preguiça, aqueles meses que sair da cama para se exercitar torna-se tarefa quase impossível. Além da sensação térmica não ajudar, durante esse período outros fatores tornam a frequência em academias abaixo da média, como as gripes e resfriados. Segundo a proprietária do Studio Fitness Vita Sani, Josiane Diniz, o que muitas pessoas não sabem é que “além de prejudicar os objetivos já alcançados, a ausência nesse período diminui também a resistência do organismo, ficando assim mais susceptível a quadros de gripe, alergia, etc”. A fisioterapeuta ainda reforça que é necessário mudar a concepção de que atividade física só se pratica no verão. Para os adeptos do exercício físico, independente da temperatura, a prática nos dias mais frios pode trazer algumas vantagens, como por exemplo, a melhora do apetite e do sono, além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, porque os exercícios e as atividades físicas tornam o coração menos vulnerável a doenças. O Personal coach, João Paulo Calenzani explica que com o clima mais frio, o corpo irá queimar mais calorias para manter-se aquecido, “As pessoas que querem diminuir o percentual de gordura e mesmo o peso podem se beneficiar com essas mudanças do corpo no frio, pois com esse aumento da queima de calorias há um aumento do metabolismo basal, potencializando assim os ganhos com o exercício! O que não se pode é aumentar o consumido de comidas calóricas!” esclarece.

Leia abaixo algumas dicas para fazer exercícios com baixas temperaturas: · Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves como calça e casaco de moletom. · O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importantíssimo aquecer e alongar; · Hidrate-se, assim como no calor, o corpo também perde água em dias frios. · Escolha o horário de sol mais quente, não necessariamente ao meio dia, mas um horário em que o calor dos raios estimule seus músculos ao exercício físico; · Ouça músicas animadas e de um repertório conhecido que estimule você! Depois dessas dicas, let’sgo!

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